ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: 260-1

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260-1

perfil do comportamento auditivo em brasileiros COM E SEM DIFICULDADE na aquisição de inglês americano

Autores:
BOVOLINI, A.1
1 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, 2 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: com o aumento do uso de tecnologia de comunicação vem crescendo a necessidade do aprendizado do Inglês, língua que vem aparecendo no cotidiano dos brasileiros. No entanto, algumas pessoas sofrem fracassos na aquisição desta segunda língua quanto a pronuncia e conversação. Objetivo: Traçar o Perfil do Comportamento Auditivo em estudantes brasileiros da língua inglesa cujos professores identificaram com e sem dificuldade na aquisição desta segunda língua. Método: O trabalho foi aprovado pelo comitê de ética institucional, CEP nº 60735. Participaram voluntariamente 40 jovens adultos, dos sexos masculino e feminino, na faixa etária de 18 a 40 anos, todos estudantes de uma Escola de Ensino de Língua Inglesa. Estes indivíduos foram avaliados por meio do teste de recepção de fala (Test of English for International Communication) pelos seus professores que os classificaram como: com presença de dificuldade de recepção de fala para o inglês americano (grupo estudo), e sem essa dificuldade (grupo controle). Em cada um destes grupos teve-se o cuidado de manter um equilíbrio entre sexo e faixa etária, bem como em um numero semelhante de participantes em cada grupo. Cada grupo foi formado por 20 voluntários. Todos os indivíduos foram submetidos a um inventário do comportamento auditivo por meio de um questionário denominado Escala SAB, da avaliação audiológica (audiometria tonal e logoaudiometria), da imitânciometria, e de dois testes auditivos comportamentais para avaliação do processamento auditivo. Um teste para avaliar a ordenação temporal de sons breves e sucessivos que se diferenciaram quanto a frequência sonora - teste padrão de frequência com tom puro, e um outro para avaliar a resolução temporal, o teste Gaps- In- Noise. O nível de significância adotada foi de 5%. Resultados: No inventário de comportamento auditivo por meio da escala SAB, o grupo controle teve melhor pontuação indicando maior sucesso da resolução de eventos acústicos do cotidiano do que o grupo estudo (p-valor < 0,001). Também ocorreram diferenças estatisticamente significantes entre os grupos para a habilidade de ordenação temporal de sons breves e sucessivos, verificado por meio do teste Padrão de Frequência, tanto para a resposta do tipo imitação (p-valor 0,006) como para a resposta do tipo nomeação (p-valor 0,036) tendo sido encontrado pior desempenho no grupo estudo. Foi verificado desempenho semelhante quanto à habilidade de resolução temporal entre os grupos.Conclusão. Brasileiros com dificuldade de aquisição da língua inglesa (American English) mostraram pior habilidade de ordenação temporal de sons breves e sucessivos, que se diferenciaram quanto a frequência sonora, e pior relato de sucesso em situações do dia –a –dia que envolveram comportamento auditivo.

Palavras-chave:
 Transtornos da Percepção Auditiva., multilingüismo, testes auditivos